quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Exposição de cartoons contra violência doméstica


«O novo edifício da Assembleia da República vai exibir, esta terça-feira, uma exposição de cartoons integrada numa campanha contra a violência doméstica. O cartoonista António diz que a ideia é mostrar a importância do cartoon em acções cívicas.

No novo edifício da Assembleia da República vai ser ianugurada, esta terça-feira, uma exposição de cartoons integrada numa campanha contra a violência doméstica. A campanha, designada «A violência não faz o meu género», mostra imagens rápidas feitas a lápis de cor, em que cada uma delas representa uma cena de violência doméstica.

Em declarações à TSF, o cartonista António disse que o cartoon serve para mostrar uma outra imagem das coisas, mesmo as mais sérias: «É uma prática muito usada já no estrangeiro, que é a participação do cartoon em acções cívicas», sublinhou. (...)

No primeiro semestre deste ano, houve mais de sete mil participações de violência doméstica. Joana Marques Vidal, presidente da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), adiantou à TSF que, em relação a 2006, as denúncias de violência doméstica aumentaram cerca de 18%. «Tem havido mais denúncias, houve designadamente um aumento de 17,6 por cento face a 2006. Em cada sete dias, 112 mulheres são vítimas de crime; em relação às crianças, o número ascende a dez e aos idosos a nove», revelou. "»



Está já disponível um slide com os referidos cartoons no seguinte endereço: http://static.publico.clix.pt/docs/imagens/cartoonsviolenciagenero/index.html

4 comentários:

Ofélia Ribeiro disse...

Hi Girls
this is a very violent post but I think it is very important to tell the world what is going on, with domestic violence and abuses against women.
Congratulations! I hope this blog serves to end up with, at least, some of these cases.
I'll come back often to see your work.
Love

Anónimo disse...

ola meninos! O vosso trabalho tá 5*****!Ainda bem que pessoal com a vossa idade tem interesse por este assunto, tao delicado e tao diarimamente abordado na nossa sociedade actual!Um facto é k todos podemos fazer alguma coisa pra que este mundo fique melhor, e podemos começar pelo simples facto de falarmos neste assunto.. pk assim centenas de pessoas que sofrem deste mal consigam ganhar coragem e denunciar os seus agresores! Vou voltar cá mais vezes para ver como está o vosso trabalho!

Anónimo disse...

Numa palavra: Espetacular...


Parabe'ns a todos... =)

Anónimo disse...

Numa palavra: Especcccccctacular*...


Parabe'ns a todos... =)