segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Crianças Maltratadas Duplicam em 2007

Cerca de 50 crianças vítimas de maus tratos ou abuso sexual foram assinalados, desde o início do ano, pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ). Um número que duplicou em relação a 2006 e que eleva para 110 a média dos menores acompanhados pelos responsáveis da Segurança Social. Os maus tratos afectam maioritariamente crianças do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos, e acontecem na maioria dos casos em famílias cujos progenitores padecem de alcoolismo ou toxicodependência.

A conclusão da CPCJ surge em vésperas do lançamento de um programa de sensibilização e formação de professores, que visa travar o aumento dos maus tratos que têm vindo a ser denunciados maioritariamente pelos docentes. "Trata-se de uma primeira linha que pode e deve, sempre que possa, identificar os casos que merecem acompanhamento. Os professores são profissionais atentos que lidam diariamente com estas crianças e que podem ajudar a CPCJ", garantiu Vanda Laura, presidente daquela entidade.

Dos 110 casos acompanhados, num universo de 1889 crianças, oito são relativos a alegados abusos sexuais, estando três deles a ser já acompanhados pelo Ministério Público. Os restantes casos dizem respeito a maus tratos físicos e psicológicos.

"O número poderia ser maior se não tivéssemos jovens que ultrapassaram os 18 anos", salienta a responsável da CPCJ.

5 comentários:

Simône Silva disse...

Oi Sou Simône Silva, estou em campanha contra maus tratos a crianças pode nos ajudar.
sou uma futura jornalista uma amiga me pediu ajuda e por a caso procurando fotos de crianças que passam por maus cuidado achei o seu blog...

Luiz Gonzaga - Radialista disse...

Olá . . . posso utilizar no meu blog,a foto dêsse rostinho lindo e inocente, que mostra fragilidade, tristeza e dor ? Podendo ou não, agradeço e estendo meus cumprimentos pela beleza e importancia do trabalho. LGonzaga-Joinville - SC ... Brasil -

Anónimo disse...

a minha filha foi vitima de abusos sexuais em amarante na madalena tudo foi provado pelos medicos e o mais ilariante é´que a directora daquela escola protejeu o agreçor e a minha filha é que vai ter que mudar de escola e foi-nos negado por ela falar com os pais do miudo para ele ser tratado visto que é uma criança problematica para ter ajuda medica mas esse professora chamada de maria do carmo nao quis ajudar para nao sujar o nome da escola a minha filha neste momento tirando as marcas que estao a vista no corpo dela esta com um trauma muito grande e ela é que se tem que mudar de escola mas afinal que pais é este?

Anónimo disse...

por que sera que essas pessoas judiam crianças se fosse eles ali apanhando nos crianças sabemos que a dor eterivel ador eu por que as vezes minha mãe mi bate mas e por que eu apronto.
eu fico muito triste

Anónimo disse...

Nossa por que fazem isso com as crianças só por que elas são em defesa coitadas dessas crianças